quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tudo parado...

Desculpe a demora em escrever algo novo aqui.
De fato não tenho novidades e como não quis ficar discutindo amenidades então deixei para escrever quando tivesse algo concreto.
Porém tá difícil... tá tudo parado mesmo.
A engenheira deu entrada na prefeitura e em seguida iriamos discutir sobre a fachada da casa, e depois ainda, entrar na parte que interessa... $$$$$$$$$$$$, para poder começar a construção.
Esse é meu filho esperando o próximo passo da nossa construção...
Mas até agora nada.
Um amigo do meu marido está fazendo a montagem em 3D do desenho da casa, assim que tiver pronto eu posto para quem quiser ver. Eu vi a prévia, fica muito legal, ele faz com o programa SketchUp, mas depois eu mostro.
Eu estava pensando no título do meu blog... "sobre pedras e tijolos"... primeiro eu pensei em escrever literalmente sobre tijolos, mas o que entendo eu de tijolos? Então vou escrever sobre os meus tijolos... um por um, da nossa escalada para o sucesso!!! hahahahahahahaha
Brincadeira... mas o que eu to vendo é que não vai ser fácil construir essa casa, e vai demorar... paciência...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mundo real...

Estamos finalizando o projeto da casa para dar entrada na prefeitura. Já temos uma noção que as taxas que vamos pagar vai ser o primeiro buraco no orçamento. O arrombo vai chegar perto dos 4 MIL REAIS... gente que loucura é essa? Pensando no numero absurdo de imóveis que estão sendo construídos nessa cidade os cofres da prefeitura devem estar transbordando... nem quero entrar na questão de "pra onde vai esse dinheiro?"
A casa + edícula vai ficar com 130 metros aproximadamente. Daqui 15 anos, que vai ser quando vamos conseguir terminar, teremos uma área de lazer para receber os amigos que vai ser "o canal". Mas eu vim postar porque o dia de hoje foi interessante para eu me situar no meu lugarzinho no mundo real. Fomos a uma loja de móveis planejados para ter uma idéia de como vai ficar a cozinha já pronta para saber onde deixar tomadas e tubulação. A iniciativa da nossa engenheira é ótima, pensando pelo lado prático, já que a loja faz o desenho do cômodo já pronto sem compromisso, o que sempre acaba clareando as ideias e melhorando o projeto da casa. Porém, faz a gente ter certeza que certas coisas não fazem parte do nosso mundo real. Talvez um dia eu mude de idéia... mas não consigo me ver pagando tão caro por essas coisas, gente, uma estante custa a bagatela de 6 mil reais... um quarto de criança, 10 mil, com a cama, um guarda roupa e uma escrivaninha... Eu concordo que são coisas muito bonitas, porém não fazem parte da minha realidade. Talvez você que está lendo diga: "mas esse preço tá muito barato..." ou "problema seu que não tem dinheiro". Mas não sei se um dia vou ter coragem de gastar tanto com essas coisas. Parece que não é justo. Entende?
Acho meio loucura da minha cabeça... talvez alguém entenda.
Mas estamos aí, passo a passo, vamos construir nosso lar. Essa planta é quase o definitivo, depois coloco o outro.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tijolos





Os tijolos... vamos precisar de alguns para construir nossa casa... eu sempre tive o sonho de construir a casa ecologicamente correta e sustentável. Queria instalar captador de energia solar, cisterna para captação e reaproveitamento de água da chuva, construir com material ecologicamente correto, etc e etc. Depois caí na real e percebi que isso na realidade é mais complicado do que parece, essa iniciativa ainda não é 100% apoiada e a quantidade e variedade de material convencional é infinitamente maior do que o ecológico. Por vezes o material alternativo, que na verdade não deveria ser chamado assim, é mais caro que o fabricado sem a preocupação com o meio ambiente. Comentamos com a engenheira que queríamos uma cisterna, fiquei muito contente pois ela aprovou a idéia e disse que é totalmente viável, isso me animou um pouco, agora que sei que posso fazer a cisterna vou tentar outro item da lista... tijolos... ecologicamente corretos, pesquisando na internet mesmo encontrei algumas coisas interessantes.


Já existem algumas empresas que produzem esse tijolo ecológico, dizem que só tem vantagens, não usam queima de madeira no processo de fabricação, são térmicos, diminuem o gasto com ferragens, caixarias e cimento, ou seja, são uma maravilha, só não achei o preço. Olhei alguns sites e esses dois me pareceram mais consistentes: 
Vou sugerir para a Beth, vamos ver o que ela diz.
Como eu disse para voces vamos postar aqui o passo a passo da nossa construção, a planta já esta praticamente pronta, só precisamos acertar detalhes e dar entrada na prefeitura. 

Aqui em Maringá estamos enfrentando um problema grave, está tramitando na câmara municipal um projeto de lei que visa dificultar a construção de casas geminadas. Ops, não sei se já falei que minha casa será construída em meia-data, vou ser vizinha da minha mãe, ou seja, terei uma casa geminada, não serão gêmeas mas estarão juntinhas, muro com muro.
Mas voltando ao assunto, o prefeito diz que é desvantajoso para a cidade que continuemos a ter casas construídas em meias-datas, os argumentos dele ainda não me convenceram. Quem não tem condições de comprar um terreno inteiro para construir terá que optar por fazer aquele puxadinho nos fundos do terreno do pai, de certo eles (quem sugeriu essa lei) acham mais bonito um casa no fundo do que duas na frente.Porque quem tem condições de comprar um terreno inteiro nessa cidade? Fico com muita raiva de certas coisas...
O projeto está causando muita polêmica e acho que ainda vai render bastante pano pra manga.

Saí totalmente do assunto do post... misturei um monte de coisas.
Mas o importante é que quem leia pense e coloque pelo menos um item ecologicamente correto em sua obra, mais tarde se muitas pessoas fizerem essa opção teremos muitas casas sustentáveis... e o futuro agradece.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Definindo a planta



Hoje fomos até o escritório da Engenheira Beth, ela esta fazendo a planta da nossa casa. Vamos ter 3 quartos, sendo 1 suíte, 1 banheiro comum, sala e cozinha.  A sala será grande porque queremos ter um espaço a mais para uma mesa, que não será necessariamente de jantar,  na verdade vai depender da necessidade... a cozinha também quero um tamanho razoável... mas não tem como fazer um monstro de casa porque o espaço é pequeno e o dinheiro é curto. No total serão 99,91 mt². Eu gostei do projeto porque aproveita bastante o espaço, os corredores que ela colocou são ideais pra colocar armários e decoração e as portas dos quartos e banheiros ficam escondidas. Ah e tem um poço de luz, ou um jardim de inverno como alguns dizem, e quero fazer mesmo um jardim lá. Tá quase fechado o projeto, a Beth pediu pra gente trazer a planta pra casa e pensar mais um pouco para depois ela encaminhar o projeto final para a prefeitura. Aí então vamos começar de verdade a parte complicada, sabemos que não temos dinheiro para fazer tudo, aliás acho que nem a metade... vai ter que ser aos poucos para a gente não entrar em dívidas antes da hora. Por enquanto estamos decididos a não fazer financiamentos para a obra, vamos ver até onde conseguimos assim. Pesquisamos várias formas de emprestar dinheiro, tem o Minha Casa, Minha Dívida, tem o Construcard, esses são da Caixa Econômica. Outros bancos oferecem empréstimos também, porém como o valor a ser financiado é alto a dívida se arrasta por quase uma vida, então não optamos por nenhum desses. Pensamos em fazer consórcio, mas parece que eu não estou com paciência de esperar, até chegamos a pagar uma carta de crédito do consórcio União durante 5 meses... desistimos, mas nessa brincadeira foram quase 3 mil reais que vamos receber de volta sabe Deus quando. 
Assim que o desenho estiver definido eu mostro um esboço aqui. 
Pessoal comentem... vamos aproveitar esse espaço para colocar nossas idéias, pensamentos e experiências sobre essa fase da vida, formar família e construir uma casa. 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto...

Eu sempre quis ter um blog. Fiquei 'meio assim' de fazer, porque acabou virando "febre" né... mas agora tenho um motivo que vai me dar muito o que escrever e partilhar com as pessoas, por isso decidi que vou fazer um, mesmo sendo uma coisa comum (eu não gosto muito de fazer o que todo mundo faz...). Enfim, estamos iniciando o projeto da construção da nossa casa. Sou casada há quase 11 anos com um marido maravilhoso, tenho 2 filhos e moro atualmente numa casinha simpática nos fundos da casa dos meus sogros. Gosto daqui, mas queremos nossa casa, nosso projeto, nosso cantinho... e algo me diz que isso será um grande, imenso desafio. Por isso quero contar nossos passos, nossas descobertas e também nossos problemas para o mundo... hehehehe, em contrapartida, receber idéias, sugestões e tudo que possamos compartilhar através do universo paralelo que é a internet.
Sou inexperiente nessas coisas de blog, de construção e não estudei as novas regras do português, então paciência comigo...
Vamos lá... informações preliminares: nosso terreno é pequeno, a tal meia-data, tem aproximadamente 180m² e vamos construir uma casa dentro das nossas capacidades físicas e financeiras. Nosso projeto será despretensioso e queremos que seja assim, simples como nós.
Um amigo nos indicou uma engenheira que está desenhando nossa casa, ela é muito gente boa e até o momento estamos satisfeitos... amanhã vamos até o escritório para ver como ficou o projeto depois de algumas modificações que pedimos. 
Amanhã eu conto como ficou.