Depois de tanto tempo volto a escrever, infelizmente sobre situações que eu realmente não queria, mas agora acho de grande valia para quem está planejando construir uma casa e não tem dinheiro... assim como eu. PORQUE ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI COLOCAR NEM UM TIJOLO SOBRE O OUTRO.
Então creio que seria interessante indicar alguns dos possíveis problemas que você, caro amigo que sonha com a casa própria, pode enfrentar. Lembrando que eu fiz um consórcio imobiliário para pegar o dinheiro através de uma carta de crédito e construir com essa grana.
Vou tentar começar do começo e elencar por itens:
1. MINHA CASA MINHA DIVIDA- Como nós já temos o terreno, e este é situado em um local, de certa forma, valorizado, não pudemos financiar pelo Minha casa Minha dívida, que seria mais fácil (não seria mais vantajoso no sentido dos juros, mas seria mais tranquilo para pagar) porque o valor total do imóvel ultrapassaria o valor que o plano da Dilma cobre, consultamos o banco, construtoras e imobiliárias da cidade;
2. BUROCRACIA - Fomos conhecer a possibilidade do consórcio imobiliário, daí você pensa: 'mas se ela quer construir logo, como foi entrar num consórcio??' Pois é, mas a gente entrou em um grupo em andamento, como aquela história de lance embutido, enfim, saiu na PRIMEIRA parcela, pasmem, na PRIMEIRA parcela. Feliz, feliz, feliz ...Mas tudo por conta do lance que tivemos que dar... e detalhe, a gente não tinha o dinheiro do lance... hahahahahahaha, tivemos que emprestar para devolver depois que carta fosse paga, o que levou 7 MESES para acontecer. Minha sorte é que tenho ótimos amigos que nos emprestaram o dinheiro e seguraram as pontas até eu poder devolver o dinheiro, que não era pouco. Ou seja, fica a lição... não acredite que tudo vai ser como o banco fala que vai, por que o universo bancário e financeiro é regido pela lei de Murphy, se existe um porém, ele vai acontecer. No nosso caso demorou para liberar a carta porque tivemos que esperar a boa vontade do processo de alteração em todas as procurações do banco em virtude de uma troca de diretoria em Brasilia... isso é o que nos disseram;
3. O TERRENO - Agora que achamos que iriamos começar a ver as pedras e os tijolos empilhados... verificou-se que o terreno está com problemas na metragem... como já disse em outro post, meu terreno é de meia-data, tem 6 metros de frente, ou deveria ter pois o tamanho total é 12 metros e eu comprei metade. Mas está faltando... simplesmente faltando 18 cm na largura. O que são 18cm em uma casa toda não é mesmo? Mas como disse minha engenheira, imagine um banheiro de 1m de largura que passasse a ter 82cm... não seria mais tão legal não é mesmo? Sendo assim teremos que contratar um topógrafo para verificar o que aconteceu, quem errou. Essas eventuais diferenças podem causar muita dor de cabeça, porque imagine construir uma casa no lugar errado ou pegando um pedaço do terreno alheio?? Que seja 5 cm, pode vir a render processos e prejuízos, mais uma lição, certifique-se das medidas e localização correta do terreno antes de comprar ou construir.
Enfim, estamos ainda no aguardo de resolver estas questões para então começar a construção da casa. E tentando do fundo do coração não desanimar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário